terça-feira, 10 de maio de 2011

apenas uma idéia

Antes de escrever tudo o que tenho para dizer, gostaria de deixar
bem claro que não sou candidato a nada, e que só estou publicando este
meu pensamento pois já mandei diversos emails para diversos políticos e
como ninguém até hoje não me deu ouvidos, vou mostrar para todos e
assim, se alguém ler e achar minha idéia interessante que se manifeste.
Um problema que a região metropolitana enfrenta, certamente é o
crescimento da demanda pela ponte Rio Niterói, isto ocorre devido a
vários motivos que não nos cabe tentar freiar. Pois o crescimento e
desenvolvimento da cidade de niterói e adjacências é uma realidade que
não pode ser parada.
A solução segundo muitas pessoas é a feitura de um transporte de
massa entre as cidades. O escolhido na teoria seria o metrô. Fato é que
este tipo de transporte sem dúvida é muito eficaz. Mas também não
podemos negar que é bem custosa a sua implantação. Um fato que temos que
levar em consideração nesta análise é de que os trens usados para este
meio de locomoção são feitos fora do Brasil.
Pensando com os meus botões eu cheguei uma solução que pra mim é
simples e eficiente. A estação de metrô da Carioca é muito próxima a
praça 15. Só para quem não conhece o rio, esta praça é onde fica a
estação de barcas do rio de Janeiro que fazem a ligação entre a cidade
maravilhosa e a de Niterói.
Muitas pessoas não se utilizam deste breve percurso entre o metrô e
as barcas, pois tem medo da violência e porque o caminho apesar de ser
curto é meio complicado. A minha sugestão então seria, criar um corredor
subterrãnio vindo do metrô e indo até as barcas.
Alguns políticos vão dizer que ficará muito caro uma obra deste
porte. O que eu digo é que este caminho poderia ser um corredor de lojas de
um lado e do outro, fazendo assim o custeamento de pelo menos parte da
obra com a venda dos espaços. Quando tudo fosse concluído, estes mesmo
lojistas, pagariam uma espécie de condomínio para o local ser mantido,
como é pago em qualquer centro comercial.
Isto não deria como dá errado, pois seria um local de grande
circulação de pessoas.
A outra parte boa, é que com isto certamente a demanda pelas barcas
iria aumentar e muito, gerando assim mais empregos. Provavelmente,
teríamos que fazer mais barcas para este trajeto, aí os estaleiros
brasileiros teriam também mais demanda e assim empregariam mais gente.
E aí gostaram?
Abraços e fui

Nenhum comentário: