domingo, 16 de agosto de 2009

DESPORTO PARA DEFICIENTES

Olá, eu hoje tive a inspiração para escrever este texto vendo oEsporte Espetacular. Mas para que todos entendam tudo o que eu querodizer, preciso contar um pouco de minha história, prometo que sereibreve. Eu hoje tenho 27 anos, sou cego desde os meus 3 aninhos. Desde 1992pratico esporte adaptado, ou seja, específicos para cegos. Estudeimuitos anos, aliás todo o meu ensino fundamental, no Instituto BenjaminConstant, escola no Rio de Janeiro especializada em ensino para cegos.E meu primeiro campeonato foi em 1996, desde esta época que estou naestrada lutando dia a dia. O fato, é que vendo o programa hoje, vi duasmatérias sobre desportos adaptados, um de cadeirantes e o outro depessoas com deficiência de aprendizado. O que me chamou a atenção e que me deixou chateado, é que toda amatéria que fala sobre esporte para deficiente, sempre tem aquelaspalavras: superação, ultrapassar obstáculos, etc. Gente, eu gostaria de que um dia, eu fosse reconhecido pelo o que eufaço, e não pela condição que eu tenho para realizar a tal coisa. eu quero ser elogiado, exigido, na condição de atleta, e não na condiçãode ser um deficiente que consegue superar obstáculos para praticaresporte. Em fim, sonho que um dia, a sociedade dê valor pelo o queeu realmente faço. Junto com isto, sei que as empresas verão osdeficientes como atletas e assim, irão investir suas marcas para quesejam divulgadas. Conto com o espaço deste blog, para divulgar, difundir idéias, paraque de grão em grão eu consiga construir uma sociedade onde oimportante é o que se faz, e não o quem faz.

Nenhum comentário: