terça-feira, 7 de setembro de 2010

cegos e celulares

Gente, eu estou já há algum tempo sem escrever por aqui. Fiz isto
pois não tinha muito o que escrever. Então para não escrever besteiras,
fico sem escrever nada.
Deixando isto para trás, vou escrever sobre algo que realmente está
me incomodando bastante. Eu estou querendo trocar de celular e fui ver
no mercado as possibilidades que tinham para mim.
Obviamente minha primeira opção foi o decantado Iphone e eu gostei bastante,
pois o dito melhor celular do mundo já vem com um leitor de telas
nativo.
O que é leitor de telas? É um programa que permite que os cegos
possam usar o telefone. Mas como? Ele como o próprio nome diz,
ler a tela do aparelho para agente.
Comecei a pensar com os meus botões. Além do Iphone, somente o
motorola mile stone que também vem com o leitor de telas nativo. Todos
os outros celulares não vêm e alguns, que tem a possibilidade
de instalar um leitor, além do seu preço que não é baixo, se tem
que comprar a licença do referido aplicativo que custava até
dois anos atrás R.750,00.
Foi aí que minhas revoltas começaram. Porque os cegos tem que pagar
mais caro pelas coisas? É um absurdo eu não poder escolher um celular
livremente para o meu uso como toda pessoa. Não quero nada demais,
somente quero ter a possibilidade de escolher o meu telefone.
O pior é que os dois celulares citados acima que já vêm com o leitor
nativo, custam entorno de R$1300,00. É justo eu ter que pagar isto?
Então aqui eu deixo uma sugestão para a Anatel ou quem quer que
seja, por favor, olhem pelos cegos, coloquem-se em nosso lugar e
pensem se isto é justo. Cadê a tal da inclusão digital? Na minha visão
isto se trata de exclusão.
Deixo também um alô para as fabricantes de celulares, que elas
possam olhar para este segmento com mais carinho e principalmente
compreensão.
Deixo também um parabéns para a motorola e para a aple pois elas
mal ou bem, tem um celular cada que possibilitam o uso dos cegos.
é, vou fazer aqui uma coisa, que acho que não vai dá em nada, mas
vou deixar meu email para que se alguém quisser me responder, que me
escreva.
ssfilippe@gmail.com
Nota: Os leitores de tela citados acima são os seguintes: o do
iphone é o voice over, o do motorola mile stone a 853 é o talk back e o
leitor de tela que é pago é o talks.
Uma outra coisa que é uma crítica, mas tem que ser feita. Eu sei que
o motorola mile stone tem o leitor, mas nem mesmo o povo da motorola
sabe como mexer nele. Visto que eu fui na loja Tim do Shopping Iguatemi
e vi os dois aparelhos. O vendedor que foi muito solicito para comigo,
me mostrou o Iphone 3gs e o motorola mile stone a853. O iphone funcionou
rapidamente, e o motorola nada de funcionar. O rapaz da loja entrou no
chat da motorola e ninguém soube explicar para ele como ativa o talk
back. É um absurdo, mas aconteceu.
Abraços, Fui

Um comentário:

Tiago Machado disse...

pior que eh verdade. tenho esse milestone e não sei como usar esse talks back , os aparelhos são muito bonitos pena que são um lixo quando se fala em acessibilidade. os fabricantes não se importam com os deficientes visuais até porque deficientes visuais eh uma pequena quantidade de pessoas e além disso aproveitam para meter a faca em nos que precisamos. caso alguem ler esse comentario e souber de algo que possa ajudar entre em contato fica ai meu tim: (47) 99549208 obrigado...