sexta-feira, 26 de novembro de 2010

e a insegurança continua

Eu ainda não sei direito o que escrever sobre o que está acontecendo
no estado do Rio de janeiro nos últimos dias. Mas certo é que estou
estarrecido diante de tanto abuso e violência que assolam nosso lugar.
Vendo as imagens produzidas pelos veículos de informação, fiquei
muito chateado e me achando um verdadeiro idiota, e o pior, me sentindo
cada vez mais inseguro.
No dia de ontem, todos nós assistimos um bando armado fugindo de uma
favela para outra. O pior, é que eles estavam fugindo em um campo
aberto.
Fiquei eu pensando, se a polícia tem helicóptero, se eles estavam
num lugar onde não tinham pessoas de bem, porque não atacar? Acho que
nenhum morador deste lugar maravilhoso ficaria chateado se ontem, a
polícia tivesse matado aqueles 200 homens que saíram fugidos da vila
cruzeiro em direção ao morro do alemão.
Para a minha pouca inteligência, era obvio que vendo que não tinha
como ir para o confronto que eles iriam fugir. Aí vem a pergunta: para
aonde? Também me parece claro que seria para a favela mais próxima. E
qual favela seria? Logicamente a do Alemão. E por onde seria, somente
poderia ser pela mata ou pensaram que eles iriam vir para o asfalto?
Eu não sei o que o comando do nosso policiamento pensou, mas
certamente não pensou na população.
A página do jornal o Globo ontem umas 12 horas, dizia que a guerra
tinha começado quando os blindados da marinha foram da base para a zona
de confronto. Mas eu sinceramente nunca vi uma batalha onde quem tem tudo
para ganhar, abre mão das oportunidades de liquidar o seu inimigo. É
preciso encararmos a guerra como ela é, pois se nós temos pena da
bandidagem, podem ter certeza que eles não têm da gente.
Quando eu li a notícia referida acima, eu pensei: Agora vai, vamos
dar um golpe no tráfico que eles nunca mais se meteram a besta com a
sociedade. Mas que nada, no frigir dos ovos, os caras ainda riram da
polícia e ficaram exibindo suas armas para as câmeras. É preciso perder
o medo de tomar certas atitudes, senhores autoridades.
Agora eu deixo uma pergunta para uma reflexão: será que teremos uma
outra chance como tivemos ontem?
ABraços Filippe

Nenhum comentário: