segunda-feira, 22 de novembro de 2010

não sei o que sentir, quanto mais o que dizer

É preciso falar muitas coisas para se contar como foi o campeonato
brasileiro de goalball 2010. Nem sei se é possível com palavras
descrever sentimentos tão únicos, verdadeiros e o pior, contraditórios
que um atleta pode sentir dentro de uma competição desta. Já dizia o
poeta:
"Eu tenho tanto
pra lhe falar
mas com palavras não sei dizer."
O fato é que chegamos na Andef no dia 18 de novembro umas seis horas
da tarde. Fomos bem recepcionados e alojados adequadamente. Jantamos e o
nosso técnico foi para o congresso.
Sua volta, era muito aguardada por nós, pois lá estaria sendo
decidido tudo com relação ao torneio, desde fórmula de disputa até
possíveis confrontos. Ele regressou com a novidade que o nosso grupo
seria: agente, CEIBC e AMC, Mato Grosso.
Quanto ao formato, seriam 4 grupos de 3 equipes cada, sendo todos
contra todos dentro do grupo saindo os primeiros de cada chave já se
classificando diretamente para as quartas de final e os segundos e
terceiros jogando uma repescagem, para que daí, saíssem mais quatro que
se juntariam aos pré classificados.
Pois bem, fomos para o nosso primeiro jogo, e seria logo contra
quem, justamente diante do CEIBC, nosso maior rival deste ano e, depois
descobriríamos que seria o único rival a nossa altura.
Numa partida realmente ridícula terminamos derrotados, pelo placar
de 11 a 7. Foi uma partida da qual eu prefiro esquecer, mostramos uma
inconsistência defensiva incrível e uma desatenção sem precedentes. Mas
como este tipo de torneio nos dá a chance de errarmos na primeira fase,
seguimos enfrente. E no segundo jogo, o que parecia ruim, ficou muito
pior. o jogo contra a AMC foi realmente ridículo, se contra o CEIBC
estávamos desatentos, neste, estávamos desligados ou fora da área de
cobertura. A vitória veio num suado 13 a 11, realmente uma grande
pelada.
Até este ponto, chegamos a repescagem como realmente um grande
azarÃo. Fomos pegar a equipe do provisão, São José. Continuamos
praticando um goalball de baixo nível técnico, mas vencemos por 11 a 7.
Chegamos as quartas que seria um sonho, mas que estava mais perto de
ser uma tragédia anunciada. Pegaríamos somente a Apace, Paraíba, uma
equipe que desde 2007 esteve nas finais e desde 2005 esteve na semi. É
ou não é um currículo de meter medo em muita gente? A Urece neste jogo
não só se superou, não só jogou bem, isto tudo não bastava, e sem
demagogia e nem modéstia, fomos simplesmente brilhantes, com uma vontade
fora do comum e mostramos ao Brasil inteiro que jogamos um belo goalball.
Desta guerra saímos vitoriosos e de cabeça erguida, com a certeza que em
fim estávamos disputando realmente o título.
No domingo tínhamos as semi contra a equipe da APec, Pernambuco. A
peleja foi na velocidade que a Urece determinou, estávamos jogando como
gente grande e brincamos de gato e rato, derrotamos os pernambucanos por
6 a 3 num jogo sem maiores sustos.
A grande final então tinha chegado, a Urece com o seu caminho
complicadíssimo tinha chegado lá. O CEibc com o trajeto um pouco mais
tranquilo, por seus méritos, também tinha chegado.
É minha gente, as finais de todos os torneios onde estas equipes
participaram, sempre foi a mesma. Para quem imaginava que os gaúchos e
ou os paraibanos poderiam se intrometer neste grande clássico estava
realmente enganado. O destino fez com que a Urece e o CEiBC decidissem o
Brasileiro e que mostrasse ao país que este vem se tornando um grande
jogo.
A final foi realmente sensacional, um jogão digno do que valia. E
infelizmente para nós, perdemos por 6 a 3.
Agora eu tenho a dizer que apesar de ter perdido eu não saí
derrotado de quadra. Eu joguei o que pude, o que minhas condições físicas
me permitiram. e deu o que deu.
Agradeço a todos da Urece que me proporcionaram este grande
campeonato e agora quero fazer algumas ressalvas que penso serem
importantes. Falo um muito obrigado as meninas, Silvia, GEnifer, Nágela,
minha mulinha e logicamente minha mãe, que apesar de todas as
advercidades que a Andef trás a quem quer assistir os jogos, estavam
presentes nas partidas.
Quero agradecer também a todos que faziam parte do time, e quando
falo time, incluo a comissão técnica, pois somos apenas uma coisa.
Quero destacar também o goalball jogado pelo Dias e Pelo Ângelo,
pois foi sem dúvida alguma um de primeira linha. Sou grato as pessoas
que me votaram para que eu fosse jogar o jogo das estrelas do campeonato,
fiquei verdadeiramente orgulhoso.
Uma nota importante que é preciso ser feita é que chegamos a
conclusão de que para se jogar um esporte em auto nível, é necessário
que joguemos vários torneios como neste ano. A Urece participou de 5 e
isto nos deu bastante ritmo de competição. Apesar de não ter sido o
troféu de campeão, quero dedicar o nosso vice campeonato brasileiro ao
nosso companheiro e amigo Cristiano que graças a deus já está em fase de
recuperação de um sério problema de saúde. Cris, valeu por tudo e ano
que vem estamos juntos novamente jogando e se deus quiser ganhando.
Bem, acho que é só, se faltou alguma coisa depois volto para dizer.
Abraços Filippe

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente faltam palavras para descrever o que é fazer parte dessa Familia URECE, olhar homens e mulheres cheios de virtudes como voces so faz de mim uma pessoa muito melhor, esses dias de campeonato mostram que somos mais que campeões, ou como nesse brasileiro vice-campeões. Somos eternos vencedores.
Amo muito ser treinador desse grupo.
Sei que as vezes deixo de dizer como é importante ter voces como atletas, alunos, professores, deixo de declarar o quanto voces são especiais em minha vida.
Lembrar do primeiro dia que dei treino para voce Gordo, ja começamos brigando, e assim estamos até hoje, brigando sempre, mais alem de brigar contra todos brigamos por nos. Obrigado por permitir a mim a conquista de sua amizade.